Antes mesmo do bebê chegar você já deve ter ouvido falar em picos de crescimento e saltos de desenvolvimento. E você já se perguntou por que ocorrem esses picos e saltos?
Eles ocorrem porque o bebê cresce rápido demais em pouco tempo, ou seja no primeiro ano de vida o bebê cresce em torno de 25cm e triplica o seu peso, adquire inúmeras habilidades, está conhecendo o mundo fora da barriga e se conhecendo. São muitas informações e necessidades é por isso que toda esta transformação causa mudanças no comportamento, na rotina, no sono e no humor do bebê. E isto é o que chamamos de pico de crescimento.
Assim que o bebê chega em casa percebemos que as coisas começam a ficar diferentes… alguns se transformam em outro bebê rsrsrs. Ou seja “Nem parece o mesmo bebê da maternidade” dizem as mamães muitas vezes inconformadas com tanta mudança de comportamento do pequeno. Pois é mas é entre 7 e 10 dias que ocorre o primeiro pico de crescimento – Portanto, crescer e engordar é a primeira meta de vida do bebê então a mamãe “que lute” ele vai mamar mais que o habitual e com esta “fome” toda provavelmente vai ter as sonecas interrompidas e se sentir mais irritado por falta delas por exemplo.
Quando acontecem os picos de crescimento?
Os picos de crescimento acontecem geralmente a cada 3 semanas no inicio e depois vão espaçando mais e também se tornando mais “leves”. Veja a baixo os períodos em que ocorrem:
- 7 a 10 dias;
- 2 a 3 semanas;
- 4 a 6 semanas;
- 3 meses;
- 4 meses;
- 6 meses;
- 9 meses;
- Continuam em períodos que vão até a adolescência.
Quais sinais o bebê apresenta?
Geralmente o bebê apresenta aumento de apetite (mamadas são mais frequentes, mais duradouras, mais vigorosas, tem-se a sensação de que o bebê não fica saciado) choro sem motivo aparente, acorda mais vezes a noite solicitando colo e mamá. Quando você perceber estes sinais corre aqui para conferir se ele está em fase de pico ou salto (provavelmente sim)
O que são os saltos de desenvolvimento e quando ocorrem?
Já não basta os picos de crescimento também existem os saltos de desenvolvimento? SIM, também. São muitas emoções para 01 ano só. Saltos são fases de aprendizado e desenvolvimentos neurológicos. Por exemplo: aprendem a sorrir, reconhecer pessoas, segurar objetos, rolar, sentar, entre outros. Para adquirir uma nova habilidade, a criança passa por muitas tentativas e repetições. Portanto algumas tentativas podem ser frustrantes e o bebê pode passar por momentos de mais estresse e ansiedade que o normal, mostrando-se impaciente. Além disso, ao adquirir a nova habilidade, o bebê fica tão excitado, que quer praticá-la o tempo todo, inclusive durante o sono. Resumindo, prepare-se para as madrugadas.
Quais períodos ocorrem os Saltos?
- 1 mês;
- 2 meses;
- 3 meses;
- 4 meses e meio;
- 6 meses;
- 7 meses;
- 8 meses e meio;
- 11 meses;
- 13 meses;
- 15 meses;
- 17 meses.
Quais sinais o bebê apresenta?
Os sinais são praticamente os mesmos do pico, o bebê fica mais carente, solicita mais colo, mama, acorda mais durante a noite e se sente mais irritado.
Como podemos ajudar o bebê nestas fases?
Em primeiro lugar, seja paciente e oferte colo afeto e carinho. E acima de tudo alimente o bebê sempre que necessário. Em Segundo: tome mais líquidos para garantir a oferta de leite para o bebê que mama no seio materno.
Além disso conte com auxílio para ter períodos de descanso nesse momento de maior demanda do bebê.
Então tenha calma! Esse é um período que vai passar e o organismo materno tende a regular a produção do leite conforme a necessidade do bebê.
Portanto seja paciente e acolhedor e tenha uma rede de apoio.
Para deixar o quartinho mais feliz e a hora do soninho mais segura, espie nossos protetores de berço e cama aqui: https://usealce.com.br/c/decoracao/
Fonte: https://theia.com.br
Conheça todos os nossos produtos www.usealce.com.br
Siga nosso Instagram: @usealce
Na Alce você encontra vários temas de tapetes mesversário clique aqui
Na Alce você encontra a bolsa maternidade ideal clique aqui