Regule o sono do bebê sem crise?  Será que é possível? Como toda boa e velha maternidade você precisa encarar mais esta fase com paciência, sem comparações, sem regras que não se encaixam bem na sua casa e sem ansiedade. Não  existe horário perfeito para o banho dos  bebês e sim horário perfeito  para o banho do  SEU bebê, não  é uma  regra fazer massagem  antes de  dormir, tem  bebês que amam outros não vão gostar e o mesmo vale para os ruídos. É tudo uma questão de tentativa, erros e acertos. Não se  prender as regras que você vê aos milhões na internet já é  um ótimo começo. 

Foque na rotina da sua casa, que horas costumam acordar, comer, tomar banho e dormir?  Que horas o papai, o  irmão mais velho chegam em casa? Em qual horário  geralmente a família  fica toda  junta se curtindo e curtindo o bebê? Encaixe os horários do  bebê no rítimo da casa e da família. Ah!  Mas eu vi na  internet que recém nascido tem que tomar banho as 17:00  e dormir as 19:00. Ok, mas o  papai chega  as 18:00, o irmão as 18:30 e a  janta acontece entre 19:00 e 19:30… será que dá para seguir os horários da  internet? Provavelmente alguma das partes vai sair frustrada desta rotina do instagram. 

Então a rotina não funciona  para regular o sono do  bebê? 

SIM e como  funciona.  Faça sempre que possível. Com ela  o bebê  vai ter mais facilidade de distinguir o dia da  noite, vai aprendendo e acostumando com  os  horários de dormir e acordar. Durante o dia  deixe a luz entrar na  casa,  deixe os barulhos acontecerem como sempre  foi. Durante a noite perto do horário  de dormir “da  família” programe o banho, mamada, diminua as luzes e os  barulhos.  E  procure saber o que faz o seu bebê relaxar. Faça testes e quando  descobrir encaixe este momento relaxante na  rotininha de dormir dele, bebê relaxado é o primeiro passo e um dos mais importantes para garantir uma noite deliciosa de sono. 

Porque alguns bebês dormem mau e acordam com frequência? 

Segundo a consultora de sono infantil Tahína @mimiusonoinfantil quase sempre o motivo da interrupção do sono do bebê é: desconforto. Por exemplo: 

  • Dor ou qualquer outro desconforto físico, tipo nariz entupido,  gases, cólica, dente nascendo, reação após vacina, etc
  • Fome ou sede. Frio ou calor 
  • Roupas com tecidos, acabamentos ou aviamentos que incomodam 
  • Barulho ou luminosidade 
  • Cortisol elevado como resultado de diferentes causas, por exemplo: sonecas com falhas, hiperestímulo, excesso de luminosidade artificial , exposição a telas, saltos de desenvolvimento, estresse dos cuidadores, etc.
  • Algum gatilho para irritação durante o ritual do sono do bebê 
  • Bebê com sono ou medo, geralmente relacionado a fases como a da angústia da separação ou saltos de desenvolvimento (muita novidade pode empolgar demais  e as vezes assustar também)
  • E é claro  fralda suja ou vazada  

Vale lembrar que o bebê morou  por 09 longos meses dentro de você, e quando ele sente saudade da casinha, quer colo,  peito e o cheiro da mamãe! Então de muito colinho e chamego quando for preciso, lembre-se do título “Regule o sono do bebê sem crise” . E para auxiliar nas  sonequinhas durante o dia ou em locais com muita  luz  artificial durante a noite você pode usar o Cover – capinha multifuncional da Use Alce para  proteger da luz em excesso, vento e frio. 

Cover coração Use Alce  – www.usealce.com.br

Conheça todos os nossos produtos www.usealce.com.br
Siga nosso Instagram: @usealce

Na Alce você encontra vários temas de tapetes mesversário clique aqui


Na Alce você encontra a bolsa maternidade ideal clique aqui