Ser mãe é uma experiência única e particular: começo de uma jornada

Ser mãe é uma experiência única e particular, mergulhar de cabeça em águas desconhecidas, nada e nem ninguém consegue te dar real perspectiva do que te espera, é uma experiência única e particular, você dificilmente vai pular no mesmo ponto, a correnteza vai te levar de forma diferente a cada vez que você pular, você aprende para onde deve nadar quando se permite sentir e perceber os sinais a sua volta, e esses sinais se tornam cada vez mais claros. Calma você vai saber para onde ir!
Muitas mulheres que cogitam ser mães querem saber de mim se a maternidade é algo bom ou ruim. Sim, não e talvez para a pergunta. Mas uma coisa é certa: ser mãe sempre será injusto!
Ser mãe é uma experiência única e particular.
Expectativas vs. realidade
Em um mundo que nos joga fotos e vídeos de bebes fofos e sorridentes a cada F5, nos parece ter adquirido um exemplar com defeito, em que a vida de ursinhos carinhosos sonhada dá lugar a uma realidade de caos, lagrimas e muito muito trabalho. E para apimentar nosso já abalado emocional uma enxurrada de palpites, e críticas veladas.
Ser mãe é uma experiência única e particular.
Ajustes de rota na maternidade
É um processo até que você aprenda a emergir e respirar na superfície deste turbilhão, e assim consiga apreciar toda a doçura da maternidade. Você aprende aos poucos que precisa cuidar também de você mesma para entregar o seu melhor. Descobre que aquela maternidade Pinterest que você desenhou na sua cabeça talvez não se realize mas que vocês ( mamãe e bebe) vão juntos descobrir o que funciona para vocês.
Você vai entender que mais se aprende do que se ensina, vai revisitar a sua relação com seus pais e aprender tanto sobre você que talvez não se reconheça mais, a velha você fica para trás e surge a versão turbo. rsrs.. Você vai dar conta! Não de tudo, mais do que é fundamental, porque vai aprender a escolher o que realmente importa e é prioridade para você ser mãe é uma experiência única e particular.
- Talvez você dê chupeta, porque percebeu que precisa descansar.
- Talvez ele assista desenho, para que você consiga comer.
- Talvez ele experimente doce antes dos dois anos.
- Talvez ele faça birras e você finja que não conhece.
- Talvez você não tenha 30 opções de legumes frescos por dia na Introdução Alimentar
- Talvez você faça festas extravagantes de aniversário que antes criticava, porque percebe que tem muito a comemorar.
Ser mãe é uma experiência única e particular.
A maternidade é um looping eterno de cuspir para cima e cair na testa!!
O importante nisso tudo, é perceber que isso acontece EM TODAS AS CASAS, e ai é que está o valor de uma rede de apoio, que nos lembre “ei está tudo bem, você não está sozinha”.
Trocar experiências, dividir as angustias e rir juntas das nossas próprias trapalhadas.
E é o que queremos ter aqui, um espaço de troca com outras mães, bater um papo sobre o que funcionou para nós e o que funciona para vocês. Vem com a gente?
Deixem nos comentários os assuntos que vocês querem aqui.
Conheça todos os nossos produtos www.usealce.com.br
Siga nosso Instagram: @usealce
Rede de apoio e autocuidado
Quando reconhecemos que ser mãe é uma experiência única e particular, comparações perdem o sentido: cada bebê, cada corpo e cada família têm seu ritmo. Permita-se aprender sem culpa, acolher seus limites e celebrar pequenas vitórias — um banho tomado, um cochilo de 20 minutos, um sorriso bobo. Essa lente mais gentil reduz a pressão e abre espaço para pedir ajuda, reorganizar expectativas e construir rotinas possíveis ao longo do caminho.
Rotinas de sono, alimentação, trabalho e lazer serão ajustadas muitas vezes — e tudo bem. Lembre-se: ser mãe é uma experiência única e particular, por isso respostas prontas raramente servem. Faça curadoria de conselhos, escute o seu instinto e dialogue com quem te apoia (parceiro, família, amigas e profissionais). Essa combinação, somada ao tempo, costuma trazer segurança e leveza ao dia a dia.
Comentário (1)
Aqui é a Fernanda Gonçalves, gostei muito do seu artigo
tem muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei
muito.